Ler : O melhor remédio

Olá Pessoal !
quem acompanha meu blog sabe que sou Adepta da Leitura , amo ler um bom livro , um romance açúcar com mel , Adoroo.
Mas A leitura além de nos fazer viajar conhecer outros mundos e raças .Também pode trazer a cura para os males da alma , como depressão , ansiedade e fobia .
Ao escolher um bom livro , e lermos ele podemos sentir diversos sentimentos, como rir, chorar, ficar com raiva , além de conhecer personagens interessantes que podem marcar nossa vida,no meu caso um personagem Isabel  livro do Pedro Bandeira Marca de uma lagrima. eu reli uma 11 vezes .
Já foi comprovado que os benefícios vão além do entretenimento. Desde as antigas civilizações acreditava-se que a leitura poderia proporcionar alívio às enfermidades. Porém o nome específico de biblioterapia (terapia por meio de livros) surgiu apenas no século XX. Inicialmente, ela era recomendada para pessoas portadoras de conflitos internos como depressão, medos, fobias e para idosos. Hoje, após anos de pesquisa, sabe-se que a leitura terapêutica pode trazer diversos benefícios para diferentes tipos de pessoas em faixas etárias distintas.


Para quem é indicada a terapia complementar?
a prática tem sido usada em várias situações clínicas, na qualidade de terapia complementar. Confira: 
- luto (divórcio ou morte) 
- depressão 
- hospitalizações 
- falta de perspectiva na vida 
- doenças crônicas 
- dificuldades para se relacionar 
- presidiários 
- idosos 
- dependências 
- traumas 
- ansiedade 
- desemprego 
- estresse e bullying


Conheça as etapas da biblioterapia
O leitor se envolve com a trama ou com o personagem da história (envolvimento) e identifica-se com o caráter ou com a experiência apresentados no livro (identificação). Ao identificar-se, o indivíduo sente alívio pelo reconhecimento de que outros têm adversidades similares. Os dilemas resolvidos com sucesso na obra farão com que o leitor realize uma tensão emocional associada aos seus próprios problemas (catarse). Desta forma, ele pode querer aplicar o que aconteceu na história fictícia à sua vida. Em seguida, a semelhança dos problemas da trama com a sua realidade faz com que o leitor chegue a uma etapa final (universalidade), onde consegue compreender outros problemas similares.

Gente muito legal essa terapia! ler sempre é o melhor Remédio!!!

E vocês leem Bastante ? Fariam essa Terapia ? Comentem 

Beijos




0 comentários:

Postar um comentário

Aqui você pode comentar o que quiser , e não esqueça de deixar seu link para que eu possa retribuir ,Beijos