Endometriose



Olá pessoal,
A endometriose acomete várias mulheres , aqui na minha família três tem /tiveram endometriose , ela é uma das causas de muitas mulheres não conseguirem engravidar !!!


 A doença atinge cerca de 6 milhões de brasileiras e a maioria só descobre quando tenta engravidar e não consegue. 


O que é endometriose?
O útero das mulheres é revestido de um tecido chamado endométrio. Todos os meses, quando não há gestação, esse tecido descama e é eliminado com o sangue da menstruação. Quando há endométrio em outros órgãos, fora do útero, é diagnosticado endometriose. Esse tecido migra por meio da corrente sanguínea para órgãos como ovários, ligamentos pélvicos, intestinos, bexiga, apêndice e vagina. Em casos mais raros, pode ser encontrado em órgãos distantes, como pulmão, pleura e sistema nervoso central.

Por que as mulheres com endometriose sentem dor?
Esse tecido do endométrio, mesmo fora útero, continua sendo estimulado mensalmente pela ação dos hormônios do ciclo menstrual. E isso provoca uma reação inflamatória, o que causa dor quando a mulher menstrua.

causas da endometriose :
Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. A principal delas é que, durante a menstruação, células do endométrio, o revestimento interno do útero, sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen (cavidade peritoneal).
Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade, sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto, apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7% das mulheres tenham endometriose.


Quais os sintomas da Endometriose?
Normalmente causa dores de caráter progressivo no período menstrual. As mulheres devem ficar atentas a dores que aumentam de intensidade conforme o transcorrer dos ciclos menstruais.


Quais os exames necessários para diagnosticar a Endometriose?
Existem alguns marcadores sanguíneos chamados CA 125* e a ressonância  magnética, que deve ser feita no período menstrual. O chamado padrão ouro para diagnosticar a endometriose é a videolaparoscopia, com biópsia das lesões.
Quais os tratamentos para a Endometriose?
São diversos, dependendo da intensidade e da localização da endometriose. O tratamento padrão é a suspensão da menstruação com medicamentos orais ou injeções que podem ser usadas mensalmente ou trimensalmente. Quando a endometriose apresenta grandes cistos, comprometendo a trompa e levando a alguns casos de infertilidade, o tratamento passa a ser também cirúrgico. A endometriose é uma patologia crônica que exige um tratamento contínuo.
informações  :
É considerada uma doença da mulher moderna. Antigamente, as mulheres menstruavam menos, pois engravidavam mais vezes. Isso inibia o desenvolvimento da doença. Hoje em dia a mulher tem cerca de 400 menstruações durante seu período reprodutivo. No início do século passado este número girava em torno de 40.

Causa fortes dores no período menstrual, como cólicas intensas, dores durante as relações sexuais, dificuldade de engravidar e infertilidade.


Você conhece a alguém que tenha endometriose e queira engravidar ? ou mesmo você tem endometriose , conte pra gente a sua experiência 

lembre-se vá ao ginecologista , nossa saúde em primeiro lugar !!!

BEIJOS 

6 comentários:

  1. Eu não conheço. Mas tinha visto sobre o assunto. Com certeza o mais importante e descobrir e começar a se tratar. Muito importante este post. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  2. Informações maravilhosas sz
    Fica com Deus, beijão <3
    leticiasilvamakeup.blogspot.com

    Vem curtir a fanpage e ficar por dentro de tudo. ( Curto de volta, só avisar )
    https://www.facebook.com/leticiasilvamakeeup

    ResponderExcluir
  3. Assistir sobre isso no Fantástico. Essa alerta é ótima, parabéns pela iniciativa.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. é amiga conheço muitas amigas
    tentantes, que sofrem dessa doença
    terrível, bem informativa a postagem bjs
    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda


    ResponderExcluir
  5. Adorei saber!

    Blog: http://himi-tsu.blogspot.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/HimitsuBlog

    ResponderExcluir
  6. SUPER IMPORTANTE FALAR SOBRE ESSA DOENÇA QUE ATINGE MUITAS MULHERES E TEM SIDO BEM DIFÍCIL O TRATAMENTO.
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir

Aqui você pode comentar o que quiser , e não esqueça de deixar seu link para que eu possa retribuir ,Beijos