Dia Mundial do Diabetes: Finn informa sobre os perigos da doença

cid:image001.jpg@01CFFE66.01BE4600
Dia Mundial do Diabetes: Finn informa sobre os perigos da doença
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 12 milhões de brasileiros têm a doença; 50% não sabem que são portadores

Mais de 12 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes este ano. Além disso, segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 50% dos brasileiros com a doença não sabem que são portadores da mesma, já que o paciente passa a perceber os primeiros sintomas quando o problema já está em estágio avançado. No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada pela Federação Internacional do Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar a população mundial sobre os perigos da doença. Por ser um mal silencioso, o aumento da incidência de diabetes é ainda mais alarmante. Finn, marca de adoçantes destinada às pessoas que se preocupam com a saúde e praticam hábitos saudáveis, é uma apoiadora da causa e, no segundo semestre de 2014, realizou mais de 1.300 testes de glicemia gratuitos em corridas de rua, como a Maratona de Revezamento do Grupo Pão de Açúcar.

O diabetes é caracterizado quando a glicose está presente em grande quantidade no sangue, evidenciando uma deficiência na ação da insulina, hormônio responsável em remover o açúcar do sistema circulatório. Quando controlada e tratada adequadamente, pode não causar nenhum dano mais grave à saúde do paciente. Porém, quando o controle não é rígido, pode acarretar problemas sérios. Neste Dia Mundial do Diabetes, Finn lista os perigos mais comuns da doença.

Principais danos à saúde em longo prazo:
No coração – o diabetes é muito comumente associado a dois outros grandes problemas de saúde: a pressão alta e o colesterol, os maiores vilões da saúde do coração. A associação das três doenças elevam os riscos de doenças coronárias, ataques cardíacos e derrames. Por isso, os portadores de diabetes devem ter atenção redobrada a estas condições.

Na visão – o aumento do açúcar na corrente sanguínea e a hipertensão podem causar a retinopatia diabética. A doença, que pode evoluir para casos de cegueira e descolamento da retina, é caracterizada por danos aos vasos próximos à retina.

Nos rins – a hipertensão, doença a que os diabéticos estão mais propensos a terem, pode alterar o funcionamento normal dos rins, causando o que os médicos chamam de nefropatia diabética. Nefropatia é um nome genérico para problemas dos rins, mas pode evoluir para quadros graves como insuficiência renal caso não seja tratada corretamente. Os diabéticos precisam ficar atentos à pressão arterial e a sintomas que mostrem quaisquer alterações nos rins.

Os testes de glicemia, junto com outros exames periódicos, detectam alterações na ação da insulina logo no início, possibilitando o diagnóstico e controle do diabetes antes do aparecimento de maiores consequências. O diagnóstico precoce é muito importante, pois pequenas modificações na alimentação, como a redução do consumo de açúcares e a prática de atividades físicas, podem contribuir para a não evolução da doença e assim prevenir a necessidade de uso de medicamentos.

Para quem precisa reduzir o consumo de açúcar, mas sem abrir mão do sabor doce dos alimentos, os adoçantes dietéticos são importantes aliados. Eles não aumentam a glicemia do sangue e ainda têm a vantagem de não conter calorias, sendo especialmente indicados para pessoas que precisam restringir os açúcares da dieta (pessoas com diabetes ou pré-diabetes).

Finn possui a linha mais completa do mercado com as quatro substâncias: Finn Sacarina, Finn Aspartame, Finn 100% Sucralose e Finn 100% Stévia. Todos os produtos Finn possuem o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), que certifica que o consumo dos produtos também é liberado para diabéticos. Para conhecer mais sobre a marca e ter contato com mais dicas de saúde, acessewww.finn.com.br.

1 comentários:

  1. não sabia do dia mundial do diabetes
    amei saber mais sobre

    Boa Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir

Aqui você pode comentar o que quiser , e não esqueça de deixar seu link para que eu possa retribuir ,Beijos