15 dicas para tornar o consumo de água mais consciente

Imagem inline 1
15 dicas para tornar o consumo de água mais consciente

Atitudes simples e a escolha de produtos que economizam água na cadeia produtiva podem fazer a diferença tanto para a comunidade como para o bolso 
São Paulo, março de 2015 - A crise no abastecimento de água já afeta fortemente a vida das pessoas na maior cidade do Brasil, São Paulo, e tem se agravado em outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.  Apesar do aumento recente das chuvas, o nível dos reservatórios ainda é baixo e requer atenção e cuidado de toda a população. Algumas mudanças simples nas atitudes do dia a dia colaboram para o consumo sustentável e podem ajudar a mudar este cenário.

Entre as mudanças, novos hábitos em relação ao consumo de água como: banhos mais curtos, fechar corretamente a torneira, reutilizar a água da máquina de lavar roupas e utilizar a água das chuvas podem fazer a diferença, além de reduzir a conta mensal com o serviço. Este cenário comprova que tais mudanças vieram para ficar, alterando completamente a nossa relação com a água a partir de agora.

Pensando nisto, preparamos algumas dicas abaixo para ajudar nesta tarefa:


Dicas para economizar água*

1.      Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água do enxague para lavar o quintal ou a calçada;

2.      No supermercado, faça escolhas conscientes e opte por produtos que utilizam menos água no processo de fabricação, como o detergente OMO Super Concentrado Progress+ e os amaciantes Comfort Concentrado e Fofo Concentrado;

3.      Tome banhos rápidos e, ao se ensaboar, feche o registro;

4.      Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água;

5.      Acione a válvula da descarga somente quando necessário e evite jogar objetos como papel e pontas de cigarro que, além de entupirem o vaso, necessitam de mais água para escoar;

6.      Para economizar ainda mais, uma boa dica é optar por produtos que não utilizam água na limpeza em casa, por exemplo, nos vidros utilize um limpador especifico. Borrife o limpador para vidros e passe um pano seco em seguida.

7.      Para limpeza das bancadas, use também algum produto sem o auxilio de água. Para a limpeza completa, basta aplicar um pouco de um limpador como Cif Desengordurante e em seguida passe um pano seco. 

8.      Uma das práticas mais comuns para a limpeza do chão é usar a mangueira. Para evitar que ela fique aberta desperdiçando água, utilize cloro no formado gel, como por exemplo, Vim Cloro Gel da Unilever. Dilua duas tampas de Vim em 1 litro de água e depois passe um pano úmido.

9.      Para quem tem lava-louças, utilize-a com capacidade máxima, isso faz com que se use 6x menos água. Desta forma, a economia pode chegar até 97 litros por lavagem. Por exemplo, lavar a louça à mão, com a torneira aberta por 15 minutos, consome 117 litros de água. Enquanto isso, usando a máquina, o consumo é de apenas 20 litros.

10.  Nas máquinas de lavar-louças, você consegue utilizar a quantidade correta de produto, pois elas possuem dosadores que evitam o desperdício. Um pote com um quilo de detergente em pó, como Sun, da Unilever, custa em média R$ 15,00 e dura aproximadamente 30 lavagens em uma lava-louças média. Ou seja, se a máquina for usada todos os dias, um pote de detergente dura por um mês.

11.  Para quem não usa máquina de lavar, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada antes de enxaguar.

12.  Para o fogão, o ideal é que se use um limpador cremoso como Cif. Desta forma, não é necessário usar água para a limpeza eficiente. Utilize algumas gotas em um pano úmido, passe em toda a superfície e em seguida passe um pano úmido sem o produto.  

13.  Para a limpeza do quintal, troque mangueira pela vassoura. Se for necessário que o mesmo seja lavado, reaproveite a água da máquina de lavar roupas para esta área.

14.  Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor;

  Evite lavar o carro. Caso o faça, não lave carros com mangueira. Opte por baldes com água e pano.


*Fonte: Unilever, Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) 

1 comentários:

  1. Temos que colocar mais em prática essas dicas
    aqui em casa, muitas já fazemos

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir

Aqui você pode comentar o que quiser , e não esqueça de deixar seu link para que eu possa retribuir ,Beijos